Pilates na Incontinência Urinária
- Solange Mizrahi

- 31 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai. de 2021
Como o Pilates pode ajudar com a incontinência Urinária

Ela pode demorar para aparecer, mas quando aparece incomoda muita gente, atinge mais as mulheres e repercute negativamente na vida do indivíduo. Já sabem de quem estamos falando? Estamos falando da Incontinência Urinária.
A incontinência urinária é a perda involuntária de urina, um problema que pode acometer homens e mulheres de todas as faixas etárias. Porém, é mais frequente na terceira idade, afetando cerca de 30% das mulheres idosas e 15% dos homens idosos.
Muitas vezes o aluno ao chegar ao estúdio, e por constrangimento, não refere logo de início a perda de urina.
O Método Pilates é a melhor opção de tratamento para esses pacientes, pois consiste em uma série de exercícios de baixo impacto que trabalham o corpo de forma harmoniosa, sempre levando em conta as restrições e limites de cada aluno.
Além disso, o Pilates traz inúmeros benefícios.
Durante as aulas de Pilates trabalhamos muito a ativação do Powerhouse, que inclui as musculaturas mais profundas como os da coluna, da região abdominal, do diafragma e assoalho pélvico.
Com a ativação constante dessas musculaturas proporcionará ao aluno a tonificação do períneo que é a base de sustentação da bexiga. Com músculos mais fortes o aluno apresenta maior controle da urina e menores são as chances de vir a ter a incontinência urinária e fecal.
Além de fortalecida, a região pélvica se torna mais flexível o que é muito importante na manutenção da postura correta, pois quando os músculos se encontram fracos e pouco flexíveis levam o individuo a adquirir uma postura inadequada, ocasionando instabilidade e dor lombar.
Os idosos e gestantes são os grupos mais propensos a ter incontinência urinária, por este motivo devem praticar de Pilates.



Comentários